Muriaé está entre as três cidades Zona da Mata e Campo das Vertentes com a melhor qualidade de vida, segundo dados divulgados pelo Índice de Progresso Social (IPS). Com 65,93 pontos, na região, o município ficou atrás apenas de São João del Rei (67,47) e Juiz de Fora (67,32).
Na lista total de Minas Gerais, Muriaé aparece em 30° lugar, enquanto a cidade histórica está na 10ª colocação e JF na posição de número 12.
Com objetivo é traçar um quadro completo da qualidade de vida nos municípios, o índice é baseado em dados públicos, que avaliam 53 indicadores agrupados em 3 grandes dimensões:
– necessidades humanas básicas;
– fundamentos do bem-estar;
– oportunidades.
Ranking Nacional
Em termos nacionais, São João del Rei está na 124ª colocação, Juiz de Fora na 132ª e Muriaé na 298ª.
O estudo
O Índice de Progresso Social mede a realidade socioambiental de todos os 5.570 municípios do país, buscando proporcionar um panorama multidimensional sobre a capacidade de municípios e estados em atender às necessidades básicas das pessoas.
Os índices são analisados anualmente e medem resultados de 0 a 100.
As dimensões necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades são divididas em outros 12 componentes:
– Nutrição e Cuidados Médicos Básicos;
– Água e Saneamento;
– Moradia;
– Segurança Pessoal;
– Acesso ao Conhecimento Básico;
– Acesso à Informação e Comunicação;
– Saúde e Bem-estar;
– Qualidade do Meio Ambiente;
– Direitos Individuais;
– Liberdades Individuais e de Escolha;
– Inclusão Social;
– Acesso à Educação Superior.
O IPS Brasil é uma colaboração entre o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá – Pesquisa e Desenvolvimento, e o Social Progress Imperative.
Confira abaixo as 10 cidades mais bem colocadas da Zona da Mata e Vertentes:
Fonte: G1
Foto: PMM