O Governo do Estado de Minas Gerais (MG) definiu quando será o início do pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023.
De acordo com o site AutoPapo, a Assessoria da Secretaria do Estado da Fazenda confirmou portal que o calendário do IPVA MG 2023 vai permanecer o mesmo de 2022, sendo nos meses de março, abril e maio.
No entanto, informações como valores, descontos, parcelas e até a possível permanência do congelamento dos preços ainda não foram definidas e, portanto, serrão divulgadas em um segundo momento.
Alíquotas IPVA MG 2023
A alíquota no imposto em Minas varia de 1% a 4% sobre o valor do veículo. Nos modelos novos, a base de cálculo é o preço que está no documento fiscal. Já nos usados, o valor considerado é o preço médio do mercado ao fim do ano anterior da cobrança, que normalmente usa a tabela Fipe como referência.
4% – Automóveis, veículos de uso misto e utilitários, caminhonetes cabine estendida e dupla;
3% – Caminhonetes de carga (picapes) e furgões;
2% – Automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público (ex: táxi, escolar) comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel;
2% – Motocicletas e similares;
1% – Veículos de locadoras (pessoa jurídica);
1% – Ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão trator
Congelamento IPVA
Devido a crise econômica causada pela pandemia de Covid-19, e apela instabilidade no mercado automotivo que aumentou de forma considerável o valor dos carros usados, o tributo teve valor congelado em Minas Gerais em 2022. A proposta foi aceita com o argumento de que era preciso “amenizar os efeitos da crise no bolso dos mineiros.”
O mercado de seminovos ainda está instável e os valores continuam a subir de forma notória. No entanto, o estado ainda não confirmou se o congelamento será mantido para 2023.
Fonte: Auto Papo
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil