Notícias Região

Em Argirita, Romeu Zema participa de apresentação de aplicativo para turistas na Zona da Mata

Toda a diversidade turística e cultural do Circuito Serras e Cachoeiras na palma da mão dos usuários. É a partir dessa ideia que o aplicativo para smartphones “Partiu Circuito Serras e Cachoeiras” está sendo desenvolvido. A iniciativa foi apresentada ao Governador Romeu Zema nessa quarta-feira (14/7), durante evento em Argirita, município na Zona da Mata Mineira e que integra a Instância de Governança Regional (IGR) Circuito Turístico Serras e Cachoeiras.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), apoia o projeto, que tem o objetivo de organizar o oferecimento de serviços em uma ferramenta virtual para turistas. O evento também contou com a presença do secretário Adjunto de Cultura e Turismo, Bernardo Silviano Brandão, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, do secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, do prefeito de Argirita e do presidente da IGR Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Alex Andrade Anzolin.

Para o governador Romeu Zema, a iniciativa é uma grande vantagem durante o processo de retomada das atividades do setor. “Nós sempre priorizamos a criação de empregos e, talvez, não haja setor melhor para se gerar postos de trabalho do que o de Turismo, que é a considerado a indústria limpa. E Minas guarda motivos de sobra para termos, aqui, essa indústria muito bem desenvolvida”, destacou.

O governador pontuou, ainda, que a consolidação do aplicativo e a consequente adesão de municípios à plataforma servirá de estímulo à atividade do setor na região, além de potencializar as características mais marcantes da experiência turística em Minas Gerais.

Turismo, Cultura e diversidade

Ainda em fase de desenvolvimento, o aplicativo “Partiu Serras e Cachoeiras” será uma ferramenta de promoção da IGR Circuito Serras e Cachoeiras. Atualmente, são 16 municípios associados à Instância de Governança Regional e cada uma das cidades reúne características distintas e diversas. Para o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Bernardo Silviano Brandão, o apoio é fundamental para o constante desenvolvimento das potencialidades turísticas de Minas Gerais.

“Além de criar interação entre os próprios municípios e fazer com que todos os produtos turísticos estejam embalados no mesmo pacote, o projeto dá uma visibilidade maior para a região, que tem muitas belezas naturais. Isso fica evidente quando uma IGR cria ferramentas para divulgar o seu trabalho, para que turistas de dentro e fora do Brasil tenham acesso com facilidade”, ressaltou.

Os municípios da IGR Serras e Cachoeiras, além de outras cidades e circuitos do estado, já contam com uma ferramenta gratuita para a promoção turística: o Portal Minas Gerais. As informações são da Plataforma Integrada de Turismo, iniciativa da Secult que reúne dados atualizados constantemente pelos gestores municipais.

O aplicativo da IGR trará ainda mais facilidade aos turistas, uma vez que ampliará a divulgação dos destinos e dos atrativos da região, promoverá maior integração desses locais e democratização da informação turística disponível, estimulando a fidelização dos visitantes.

No Circuito Serras e Cachoeiras, fazem parte da diversidade turística da região da Zona da Mata 33 destinos de diversos tipos, com cachoeiras, morros, picos e serras. Além de Argirita, a IGR é composta pelas cidades: Além Paraíba, Astolfo Dutra, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Guidoval, Laranjal, Leopoldina, Palma, Piraúba, Recreio, Rodeiro, Santo Antônio do Aventureiro, São Sebastião da Vargem Alegre e Volta Grande.

Estímulo, desenvolvimento e parcerias

O aplicativo está sendo elaborado por uma empresa contratada pela Instância de Governança. O lançamento da plataforma está atrelado à adesão dos municípios que compõem a IGR. De acordo com o prefeito de Argirita, Alex Andrade Anzolin, essa articulação entre as cidades será muito importante para que, tão logo o app esteja disponível para download, o turismo da região se fortaleça na mesma medida em que se desenvolve.

“Hoje temos 16 cidades com 16 pessoas que pensam diferente. A função do circuito é trazer essa organização e divulgar todos os municípios e seus potenciais. Para além de fortalecer nossas atividades, a adesão a esse aplicativo estimula que os profissionais que integram a rede de Turismo nas cidades se cadastrem no Cadastur, que é uma obrigatoriedade para pontuar no ICMS Turístico. O Turismo se torna mais forte quando é regional”, destaca o prefeito de Argirita.

O chefe do Executivo municipal também explica que, no contexto de pandemia, faz-se ainda mais importante contar com o apoio do Governo do Estado. “O Turismo foi o setor mais afetado na pandemia, mas também será a mola mestre na retomada”, observa.

O aplicativo Partiu Circuito Serras e Cachoeiras será apresentado formalmente aos gestores municipais do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras na próxima semana, durante evento que será promovido também em Argirita. Na reunião, agendada para terça-feira (20/7), estarão presentes representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Associação Mineira de Municípios (AMM), bem como integrantes da IGR Serras e Cachoeiras.

 

 

Fonte: Agência Minas

Foto: Divulgação/Secult

Escreva um comentário

Your email address will not be published.

You may also like

Leia mais