A Pfizer a BioNTech anunciaram nesta quarta-feira (8) os resultados de um estudo laboratorial inicial que demonstra que os anticorpos induzidos por sua vacina contra a covid-19 neutraliza a variante Omicron do novo coronavírus após três doses.
Conforme os dados divulgados pelas farmacêuticas, pessoas que receberam três doses do imunizante apresentaram, após um mês, índice de proteção contra a nova cepa do vírus 25 vezes maior que aqueles que tomaram duas doses. Os resultados preliminares mostram que a dose de reforço fornece um nível de anticorpos neutralizantes para a Omicron, semelhante ao observado após duas doses contra o tipo selvagem e outras variantes do coronavírus que surgiram antes da cepa descoberta na África do Sul no fim de novembro.
No entanto, como a grande maioria dos epítopos direcionados pelas células T induzidas pela vacina não são afetados pelas mutações na Omicron, as empresas acreditam que os indivíduos vacinados com duas doses ainda podem estar protegidos contra as formas graves da doença e estão monitorando de perto a eficácia do “mundo real” contra a Omicron, globalmente.
“Embora duas doses da vacina ainda possam oferecer proteção contra doenças graves causadas pela cepa Omicron, é claro a partir desses dados preliminares que a proteção é melhorada com uma terceira dose de nossa vacina”, disse Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer.
Ele afirmou também que “Garantir que o maior número possível de pessoas estejam totalmente vacinadas com as duas primeiras séries de doses e um reforço continua a ser o melhor curso de ação para prevenir a propagação de COVID-19.”.
Vacina específica para Omicron
De acordo com a Pfzer, o desenvolvimento de uma vacina específica para a Omicron foi iniciado em 25 de novembro, e o trabalho terá sequência conforme planejado, no caso de uma adaptação do imunizante ser necessária para aumentar o nível e a duração da proteção contra a nova variante.
Os resultados divulgados são preliminares, e as empresas reforçaram que continuarão a coletar mais dados laboratoriais e avaliar a eficácia da vacina no mundo para avaliar e confirmar a proteção contra o Omicron.
Fabricação
A farmacêutica informou, ainda, que os primeiros lotes da vacina focada na Omicron já podem ser produzidos e estão planejados para estar prontos para entrega em 100 dias, dependendo da aprovação regulamentar.
Fonte e foto: pfizer.com